A guerra entre Rússia X Ucrânia iniciou-se no dia 24 de fevereiro de 2022 com a invasão da Rússia na Ucrânia, ocasionado incertezas e impactos na economia global. Os ataques no território ucraniano incluem também a tentativa de ocupação da capital Kiev, em que uma das motivações deste ocorrido foi a identificação da independência de duas áreas separatistas (Lugansk e Donetsk) no país pelo Presidente da Rússia. Diante da insegurança econômica mundial concebida frente a esse cenário, quais impactos negativos esta guerra pode gerar à economia brasileira? Os principais impactos negativos estão atrelados as exportações, importações e investimentos.
Com relação às exportações brasileiras, uma diminuição da atividade econômica na Europa pode influenciar em sua redução, visto que o Brasil é um grande exportador de bens aos países europeus, entre eles, destaca-se a Rússia. A Europa ao reduzir as atividades econômicas acaba refletindo diretamente na economia mundial, podendo ocorrer um aumento as taxas de juros que, por conseguinte, afetará negativamente a taxa de inflação dos países.
As importações brasileiras de bens podem ser prejudicadas principalmente pelo aumento do dólar, vale ressaltar que entre os produtos importados encontram-se os fertilizantes no qual a Rússia é um dos países que o Brasil é importador desse bem. Outro produto que pode aumentar o preço é o barril de petróleo, posto que, o seu aumento influencia no aumento do preço do combustível brasileiro em virtude de o país importar petróleo refinado. Já o investimento estrangeiro no Brasil pode reduzir perante um cenário de guerra, assim, diminuindo a entrada de dólares no país. O mercado financeiro também pode ser afetado devido à instabilidade econômica e acarretar uma forte volatilidade. Dessa forma, observa-se que a guerra entre Rússia X Ucrânia consegue reduzir a atividade econômica da Europa refletindo incertezas aos agentes econômicos não só do Brasil como também dos demais países do mundo, impactando negativamente o mercado diante das exportações, importações e investimentos.
Leave A Comment